Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Tipos de Dor de Cabeça

Dor de Cabeça – Quase 200 tipos diferentes

Um estudo publicado na revista científica Cephalalgia, em 2007, apontou que as dores de cabeça atingem mais da metade da população mundial, isto é, de cada duas pessoas, uma pode ter cefaleia. Concluíram também que a dor de cabeça é a 9ª doença mais debilitante do mundo.

Enxaqueca

A sensação dolorosa na cabeça, no pescoço e na face é popularmente conhecida como dor de cabeça e cientificamente denominada cefaleia. Existem muitas causas para as cefaleias e também muitos tipos. A classificação da Sociedade Internacional de Cefaleia, de 2004, reconhece quase 200 tipos diferentes de dor de cabeça, divididas em dois grupos: as cefaleias primárias e as secundárias.

A cefaleia tensional e a enxaqueca são as cefaleias primárias mais conhecidas e frequentes.

Dores de Cabeça Primárias

As cefaleias primárias são aquelas em que não se consegue encontrar nenhuma alteração estrutural no Sistema Nervoso Central do paciente. Não aparecem alterações nos exames laboratoriais e nos de imagem. O exemplo mais conhecido é a enxaqueca, doença do cérebro transmitida e herdada geneticamente. O diagnóstico das dores de cabeça primárias é feito pela história clínica e pelo exame físico do paciente. Daí a importância do paciente ser avaliado por um médico, sobretudo por um especialista em dor de cabeça.

A enxaqueca é a cefaleia primária mais conhecida e estudada. Nela, a dor costuma ser intensa e acompanhada de sintomas como náuseas e/ou vômitos, sensibilidade à luz, aos odores e aos barulhos. É também a mais frequente nos consultórios e a mais prejudicial à vida das pessoas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca afeta aproximadamente 12% das pessoas e está entre as 20 doenças mais incapacitantes do mundo.

Dores de Cabeça Secundárias

Quando a dor de cabeça é consequência de outros transtornos ou lesões que sabidamente são causadores de cefaleia, ela é classificada como secundária. Exemplos de doenças que podem causar dores de cabeça: sinusites, infecções do sistema nervoso ou de outras partes do corpo, viroses, tumores, problemas cervicais, aneurismas, traumas ou doenças vasculares na cabeça ou no pescoço, transtornos psiquiátricos, abuso de drogas ou medicamentos, abstinência dessas substâncias e transtornos da homeostasia (equilíbrio) do corpo.