Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Cefaleia Tensional

O tipo mais comum de dor de cabeça

A Cefaleia Tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Ao contrário da enxaqueca, não afeta tanto as atividades do paciente, mas é a dor que mais desencadeia a prática da automedicação, que pode levar o indivíduo a desenvolver uma dor crônica a partir do uso frequente de analgésicos e outros remédios.

Em geral, a dor de cabeça se apresenta como sensação de pressão e aperto na cabeça e, na maioria dos casos, não é latejante.

enxaqueca

Homens sofrem mais deste tipo de dor de cabeça

No Brasil, a Cefaleia Tensional atinge cerca de 10% da população. Destes casos, os homens são os que mais sofrem com este tipo de dor de cabeça: 15,4%. As mulheres representam 9,5%. Além disso, 0,8% dos habitantes tem Cefaleia Tensional Crônica. Nas dores de cabeça tipo enxaqueca, as mulheres são as que mais sofrem, em uma proporção de cerca de três mulheres para cada homem.
Nos Estados Unidos, estudos sobre a chamada Cefaleia Tensional Episódica realizados em uma população de faixa etária entre 30 e 39 anos, apontam que as mulheres sofrem mais: 46,9%, e os homens, 42,3%. Já a Cefaleia Tensional Crônica atinge 2,2% da população geral do país.

Acupuntura para Cefaleia Tensional

Já está comprovada a eficácia terapêutica da acupuntura no tratamento da Cefaleia Tensional.

A Clínica Alecrim para o Tratamento da Dor é especializada no tratamento dos mais diversos tipos de dores, especialmente em acupuntura médica aplicada ao tratamento da enxaqueca e da cefaleia tensional, assunto em que a médica Jerusa Alecrim é referência internacional. Suas publicações já foram citadas em mais de 60 revistas científicas de todo o mundo (dado de outubro 2011).