Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Dor nas Costas ou Lombalgia

A dor nas costas é apenas um sintoma, não um diagnóstico

Cerca de 80% a 90% das pessoas irão apresentar dor lombar pelo menos uma vez na vida. É a segunda maior causa de atendimento em serviços de urgência, sendo superada apenas pelos problemas respiratórios. É uma causa importante de afastamento do trabalho. Na maioria das vezes, o quadro doloroso se resolve espontaneamente e não são encontradas alterações radiológicas na coluna que possam justificar a dor. Nestes casos, os médicos classificam a dor lombar como simples ou não específica.

dor-nas-costas-2

A dor nas costas também pode estar relacionada a alterações nos órgãos abdominais e pélvicos, sejam elas infecciosas, inflamatórias, por cálculos ou tumores, entre outras.Muitas pesquisas têm demonstrado que alterações emocionais e psicológicas do paciente aumentam o risco de aparecimento e perpetuação das dores, inclusive das dores lombares.

Na Clínica Alecrim, o paciente com este tipo de dor passa por avaliação médica para que seja descartada uma possível causa orgânica da dor. Antes de ser programado o tratamento, será realizada uma avaliação funcional minuciosa do sistema músculo-esquelético. Como há uma pobre correlação entre as alterações de imagem e os sintomas dos pacientes, somente serão solicitados exames quando houver indicação.

DOR NAS COSTAS - Lombalgia

A médica Jerusa Alecrim explica que diversas vezes os pacientes reagem quando não dá muita importância aos exames, pois há com frequência uma expectativa de que os resultados dos exames possam contribuir de maneira decisiva no tratamento. Especialmente nas dores crônicas, que são aquelas que persistem de forma contínua ou intermitente por mais de três meses, os exames de imagem em pouco podem ajudar, pois muitas vezes a causa inicial do processo doloroso desaparece, porém a dor persiste devido a um funcionamento anormal do sistema nervoso do paciente.

No tratamento de pacientes com lombalgia na Clínica Alecrim, serão associadas várias terapias tais como: acupuntura médica contemporânea ou neurofuncional, eletroneuroestimulação periférica e medicamentos convencionais e naturais.