Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Insônia

Sono, cadê você?

O sono é um processo fisiológico normal e essencial para que o organismo funcione bem. Há diversos tipos de distúrbios do sono: insônia (dificuldade para começar e manter o sono), sonambulismo, dificuldade de adormecer e de permanecer deitado, síndrome das pernas inquietas e excesso de sono.

insonia

Distúrbios do sono afetam de 12 a 25% da população geral. A insônia é mais frequente que os outros distúrbios e afeta mais as mulheres, provavelmente pelo fator hormonal, pois a incidência de insônia aumenta no período pré-menstrual, na gravidez e na fase da menopausa. Outros fatores podem afetar o sono, tais como: sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, excesso de atividades, doenças crônicas, idade, obesidade, mães no período de amamentação, dor crônica, variações hormonais, medicamentos para algumas patologias, ansiedade, estresse e história de abuso sexual.

O tratamento da insônia envolve mudança de hábitos de vida e o tratamento com acupuntura, estimulação elétrica do sistema nervoso periférico e medicamentos naturais podem ajudar a resolver casos menos severos e nos casos mais graves pode se associar esses recursos com medicamentos psicotrópicos. Pesquisas vêm demonstrando que a acupuntura aumenta e regula a secreção da melatonina, que é o hormônio do sono. Portanto, o nível desse hormônio no corpo é fundamental para que as pessoas durmam bem. Além disso, a acupuntura reduz a ansiedade, fato demonstrado em vários estudos que compararam os pacientes antes e depois das aplicações. A ansiedade é uma das grandes geradoras de insônia.

A Dra. Jerusa Alecrim avalia integralmente cada paciente e lhes oferece as orientações necessárias de hábitos de vida que possam ajudar na superação do seu problema de sono e ansiedade. Além disso, executa tratamentos (acupuntura, neuromodulação) que melhoram o sono e regulam o corpo e as emoções.