Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Neuropatia Diabética

Queimação, formigamento e dormência em pernas e pés

Esses sintomas causam sofrimento intenso. Debilitam e podem desencadear depressão em quem é acometido por essas queimações, que pioram às noites prejudicando o sono desses pacientes. Geralmente, os dois membros inferiores são afetados. Diversas são as causas, dentre elas destaca-se a diabetes.

Esses pacientes, muitas vezes, apresentam um comprometimento do sistema nervoso periférico. O termo médico para esse transtorno é neuropatia periférica. Acomete cerca de 2 a 7% da população geral e cerca de 10% dos idosos.

Clínica tratamento dor, dor crônica, dor de cabeça, estresse, stress, cefaleia, insônia, enxaqueca, queimação e formigamento nas pernas e pés, neuropatia diabética, fibromialgia.

O tratamento medicamentoso algumas vezes alivia a sensação de queimação, porém são raros os casos em que o paciente encontra uma solução para o problema. A literatura científica relata o que a prática médica constata há anos. Os medicamentos (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) são insuficientes na resolução da maioria dos casos. Os pacientes acabam migrando de médico em médico na esperança de alcançar uma solução para essa queimação que lhes atormenta a vida.

Nos últimos oito anos, muito se avançou no tratamento desses tipos de dores em que o sistema nervoso periférico está lesionado na sua estrutura. As técnicas de eletroneuromodulação periférica não invasivas vêm preenchendo a lacuna deixada pelo uso exclusivo de medicamentos no tratamento de pacientes com neuropatias e com dores neuropáticas. Na verdade, o melhor caminho ao se tratar um paciente com dor crônica é individualizar e integrar vários recursos terapêuticos.

A eletroneuromodulação periférica vem sendo amplamente discutida também nos últimos congressos da sociedade internacional de cefaleia. Ela vem sendo apontada como um dos mais promissores avanços no tratamento de pacientes com enxaqueca e outros tipos de cefaleias primárias.

Porém, antes de se submeter a qualquer tratamento, o paciente deve ser avaliado por um médico que tenha formação para avaliar e tratar pessoas com dores crônicas. Além disso, esse profissional deve saber em quais casos e como usar as técnicas de eletroneuromodulação.

Neuropatia diabética

Os pacientes com queimação nos pés e pernas não devem perder a esperança!

A rápida evolução de conhecimento na área da neurociência está contribuindo deveras para a melhora da assistência médica às pessoas com esse problema! Hoje, sabe-se muito mais sobre os mecanismos que contribuem para a perpetuação da dor e quais as estratégias para driblar esse mal.

Técnicas e procedimentos utilizados pela Dra. Jerusa Alecrim

A Dra. Jerusa Alecrim tem grande experiência no tratamento de pacientes com esse tipo de dor/distúrbio. Com o objetivo de aliviar o sofrimento de seus pacientes usa principalmente a eletroneuromodulação periférica percutânea (técnica muito moderna, mais difundida nos EUA, Alemanha, Itália e Canadá).

Como médica, associa a esse procedimento vários recursos, tais como: acupuntura neurofuncional, medicamentos via oral, medicamentos de uso local, técnicas da neurociência para potencializar os efeitos dos procedimentos aplicados e dos medicamentos prescritos. Orienta exercícios.

Além disso, orienta sempre cada paciente sobre o problema que apresenta. Considera isso fundamental. Informa aos familiares e acompanhantes sobre os tratamentos que lhe serão aplicados e sobre os medicamentos que serão prescritos.

Os tratamentos são individualizados e personalizados. Planejados e decididos em conjunto com cada paciente e o familiar acompanhante.

Enfim, a razão da existência da Clínica da Dra. Jerusa Alecrim é seus pacientes. Toda a equipe é treinada para acolher com presteza, carinho e muito respeito cada pessoa que busca por tratamento.

Conheça um pouco mais sobre os tratamentos oferecidos pela Clínica Dra. Jerusa Alecrim.