O que é dor?
É uma desagradável experiência sensorial e emocional, relacionada ou não com um potencial dano de estruturas do corpo. Explicando melhor: muitas pessoas dizem sentir dor mesmo na ausência de danos teciduais (na estrutura orgânica do corpo) ou qualquer causa fisiopatológica explicável. Normalmente, isso acontece por razões psicológicas. A dor é sempre uma experiência subjetiva.
“A dor não é simplesmente um sinal de lesão, mas acima de tudo, é um sinal de que o organismo demanda reparo e recuperação”. (http://acupunturacontemporanea.blogspot.com/2007/12/dor_29.html)
O planejamento de tratamento da dor deve ser sempre individualizado. Esta é a conduta adotada na Clínica Alecrim. O tratamento quase sempre contempla a integração de várias terapias, medicamentosas ou não, e de vários profissionais. Além da intervenção física, consideramos sempre a abordagem cognitiva e emocional do paciente, pois isto é fundamental na sua recuperação. Sempre orientamos o que pode ser feito para que o quadro doloroso não retorne no futuro. A prevenção da dor é um de nossos principais focos.
Perguntas respondidas pela Dra. Jerusa Alecrim, médica especializada em acupuntura, pediatria e no tratamento da dor de cabeça, enxaqueca e outras dores usando técnicas de acupuntura, medicamentos e neurociência.