Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Neuromodulação

O fenômeno da Neuromodulação

Neuromodulação é a modulação do sistema nervoso, ou seja, a modificação do funcionamento do sistema nervoso através do uso de várias técnicas e/ou de alguns medicamentos específicos. Esse fenômeno tem sido mais bem estudado nos últimos 20 anos. É uma das mais inovadoras descobertas da medicina.

Aos poucos, o uso das técnicas que promovem neuromodulação vem chegando aos consultórios. Ainda são poucos os profissionais que fazem uso desse recurso terapêutico.

 Eletroneuromodulação Periférica Percutânea

Inúmeras pesquisas mostram a eficácia de técnicas que promovem neuromodulação no tratamento de patologias dolorosas, da depressão e de patologias decorrentes do funcionamento defeituoso de alguns sistemas do corpo. Em suma, através do uso de técnicas que promovem neuromodulação podemos fazer um resgate bem planejado do funcionamento normal do corpo.

Por que a Dra. Jerusa Alecrim procura usar prioritariamente essas técnicas de neuromodulação?

Porque os tratamentos que promovem neuromodulação proporcionam ao nosso corpo/mente/emoções a possibilidade de recuperação do seu funcionamento normal sem que seja feito o uso de tantos medicamentos, que na maioria das vezes provocam efeitos indesejados.

Como é feita a avaliação do paciente pela Dra. Jerusa Alecrim antes que sejam indicados os tratamentos de neuromodulação?

A avaliação inicial é feita através de consulta médica com história clínica completa e do exame físico do paciente. Os exames laboratoriais e de imagem que o paciente fez previamente são avaliados. Quando necessário, a Dra. Jerusa solicita novos exames. Sempre muito criteriosamente. Então, o tratamento é proposto. Quase sempre integrando vários recursos para que se alcance resultados mais rápidos e satisfatórios. O planejamento do tratamento acontece em conjunto com o paciente. O paciente tem participação ativa, pois o sucesso de todo tratamento depende dessa parceria, médico-paciente.

Nenhum protocolo de tratamento dá resultado em todos os pacientes. Por isso, no Consultório da Dra. Jerusa Alecrim os tratamentos são personalizados, individualizados. Cada paciente é tratado como um indivíduo único.

Na Clínica Alecrim, os tratamentos são iguais do início ao fim do tratamento?

Não. O planejamento do tratamento pode ser refeito após as duas primeiras semanas e continuamente. A reação do corpo aos tratamentos aplicados é diferente de pessoa para pessoa. Por isso, os esquemas terapêuticos devem ser reavaliados continuamente. O tratamento vai sendo customizado para cada paciente.

Quais as técnicas que promovem neuromodulação a Dra. Jerusa Alecrim está qualificada para executar nos seus pacientes?

  • Acupuntura Neurofuncional
  • Eletroneuromodulação periférica percutânea
  • Estimulação elétrica do sistema nervoso autonômico
  • Estimulação elétrica transcraniana por corrente alternada
  • Estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua

O segredo para obter bons resultados nos tratamentos está na escolha do tratamento certo para o paciente certo. Esse é o foco da Dra. Jerusa Alecrim, cujo atendimento contempla muita atenção, tempo para que cada paciente seja ouvido, diálogo contínuo e um seguimento estreito de cada pessoa que está sendo tratada. A missão da profissional é ajudar na promoção de saúde de quem está buscando viver melhor.