Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Enxaqueca

Uma doença crônica e altamente incapacitante

A enxaqueca é uma doença crônica que evolui em crises, caracterizada pela presença de dor na cabeça, mais frequentemente na parte lateral, geralmente unilateral, latejante, com duração variável de 4 a 72 horas, acompanhada de náuseas, aumento da sensibilidade à luz, ruídos e cheiros.

Em muitos pacientes, a dor é precedida por sintomas visuais (visualização de sinais luminosos e outros).

Attractive woman holding her head

Qual a causa da Enxaqueca?

A causa da enxaqueca é desconhecida. Sabe-se apenas que algumas pessoas têm uma predisposição a desenvolver crises de dor quando submetidas a certos estímulos, tais como: alguns alimentos (queijos, chocolates), bebidas alcoólicas, atividade física e, principalmente, após situações estressantes.

Também há um componente genético e é mais frequente em mulheres.

Nos EUA, está presente em cerca de 18% das mulheres e 5% dos homens. Já no Brasil, 20% das mulheres e 9% dos homens sofrem desta doença.

Você sabia que é a terceira doença mais incapacitantes do mundo?

Quase metade das pessoas desistem do tratamento com remédios

A dor pode começar na infância ou na fase adulta. Quando alguém apresenta mais de duas crises de enxaqueca por mês, com dor de forte intensidade, é recomendado o tratamento preventivo com medicamentos, pois as atividades laborais e a vida social começam a ficar muito comprometidas pelas crises dolorosas.

O problema é que esses medicamentos devem ser consumidos diariamente por um período variável de seis meses a dois anos, assim, cerca de 40% dos pacientes costumam não obter boa resposta ao tratamento da enxaqueca com os remédios e desistem do tratamento por não tolerarem os efeitos colaterais.

Tratamento da enxaqueca com acupuntura

Estudos científicos apontam que o tratamento da enxaqueca feito com acupuntura apresenta menos efeitos colaterais. Portanto, a acupuntura deve ser considerada como importante opção terapêutica.

A Clínica Alecrim para o Tratamento da Dor é especializada no tratamento dos mais diversos tipos de dores, especialmente em acupuntura médica aplicada ao tratamento da enxaqueca e da cefaleia tensional, assunto em que a médica Jerusa Alecrim é referência internacional. Suas publicações já foram citadas em mais de 60 revistas científicas de todo o mundo (dado de outubro 2011).

Veja um depoimento:

Dra. Jerusa foi a única entre tantos médicos que passei que descobriu o meu problema na primeira consulta

Fiquei encantada com a atenção e a experiência da Dra. Jerusa que resolvi tratar a minha enxaqueca, o que também me surpreendeu, porque tinha crises semanais, e desde que iniciei o tratamento, com umas 6 sessões já não tenho tido mais crises. Há anos convivendo com enxaqueca não imaginava resultado tão rápido.

L.P.R.B, 34 anos
Do lar