Share on Facebook1Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

Agendar via Site

Veja os Depoimentos

“Estava em pânico com a queimação que sentia na sola dos meus pés, passei por vários médicos e nada adiantou. Fiquei sabendo da Dra. Jerusa Alecrim pela internet e comecei a fazer o tratamento com a acupuntura que só me trouxe benefícios, e hoje me sinto muito melhor”.

M.S.S., 68 anos
Cartorária

Queimação nas pernas e pés

Uma queixa comum entre pacientes que buscam a médica Jerusa Alecrim é a dor em queimação nas pernas e pés. Os pacientes idosos descrevem a sensação de dor como se estivesse calçando uma botinha indesejável.

Essa dor é chamada pela medicina de dor neuropática periférica e, em alguns casos, polineuropatia periférica. É causada por lesão (por exemplo, o corte acidental de um nervo durante uma cirurgia) ou alteração do funcionamento do sistema nervoso periférico. Embora comum, é uma dor pouco diagnosticada e muitas vezes não tratada. Provoca muito sofrimento e compromete a qualidade de vida do paciente. Gera incapacidade física e impacto socioeconômico, pois os pacientes acabam se ausentando do trabalho e tem menor produtividade devido ao quadro doloroso. Geralmente, o indivíduo apresenta essa dor em associação a alterações do sono, depressão e ansiedade.

As causas mais comuns são a diabetes, alcoolismo, lesão de nervos por cirurgia e após um quadro de herpes zoster (neuralgia pós-herpética). Neste último caso, a dor não é nas pernas, mas no tronco ou face. A deficiência de vitamina B12 também pode causar este tipo de dor.

A avaliação médica é fundamental antes de ser iniciado o tratamento. Na Clínica Alecrim, a terapia do paciente com a acupuntura médica contemporânea e eletroneuromodulação periférica costuma apresentar resultados muito bons. A médica Jerusa Alecrim raramente associa o uso de medicamentos, porém, explica que algumas vezes essa associação é bem-vinda.

“Tenho 86 anos e fazia dois que sentia um formigamento na planta dos pés e nos dedos. Até as unhas doíam. Incomodava mais à noite e tinha que dormir com os pés descobertos. Tentei vários tratamentos. Fui no médico vascular, no ortopedista e no reumatologista. Este último indicou massagem linfática motorizada e uma palmilha especial. Fiz quinze massagens. A dor passava por alguns dias, mas depois voltava. Não senti muita diferença com a palmilha.

Vi na televisão uma pessoa dizendo que tinha um caso semelhante ao meu e que tinha melhorado com acupuntura. Uma conhecida, que sempre se tratou com acupuntura, recomendou-me a Dra. Jerusa. Marquei uma consulta e comecei as sessões. Já na terceira ou quarta sessão não sentia mais formigamento nos pés. Continuei o tratamento, pois surgiu uma dor nos quadris que me incomodava muito ao andar. Fiz mais oito ou nove sessões e a dor sumiu.

Agora posso entrar e sair do carro sem sentir dor nas pernas, eu faço caminhadas e hidroginástica, além dos exercícios que ela indicou. Estou muito bem, feliz e agradecida à Dra. Jerusa, que com tanta sabedoria e segurança me levou a este estado de alegria”.

M.C.Q.M., 86 anos
Do Lar

Agendar via Site

Veja os Depoimentos