Sobre a Técnica da Acupuntura
Acupuntura no tratamento da dor
É uma técnica que consiste na introdução de finas agulhas de acupuntura na pele e/ou tecidos mais profundos com o objetivo de tratar diversas doenças e determinados transtornos de funcionamento do corpo. A acupuntura é indicada para o tratamento dos mais variados tipos de dores.
A teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) explica a técnica da acupuntura como uma forma de se fazer um equilíbrio da energia do corpo denominada Chi ou Qi, que circularia no corpo através de canais chamados meridianos.
A formação inicial da Dra. Jerusa Alecrim foi em acupuntura com base na MTC. Porém, após sua inserção no mundo das pesquisas, a médica buscou a Neurociência para melhor entender o que acontecia no corpo dos seus pacientes quando lhes colocava agulhas.
A acupuntura então passou a ser vista pela Dra. Jerusa como uma poderosa via de estimulação do sistema nervoso central através da colocação das agulhas nos receptores nervosos, músculos e tecido conjuntivo. Como o sistema nervoso central é o grande regulador do corpo e das emoções, assim a acupuntura consegue equilibrar o paciente tanto física como emocionalmente.
Já estão comprovados os efeitos da acupuntura no aumento das defesas do corpo e no aumento do fluxo de sangue em diversas partes do corpo.
O uso da acupuntura associada ao uso de medicamentos no tratamento dos pacientes com dores agudas ou crônicas, na depressão, ansiedade e alteração do sono pode favorecer um consumo reduzido de medicamentos, tanto no que se refere às doses, como tempo de uso dos mesmos.
A Acupuntura é reconhecida no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995.
Acupuntura como terapia
Desde a década de 70, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem sugerindo aos governos de todo o mundo a adoção da acupuntura nos serviços de saúde e indica esta terapia para o tratamento das seguintes patologias:
- Rinite,
- Sinusite,
- Gripe,
- Faringite,
- Bronquite,
- Asma brônquica,
- Conjuntivite,
- Dor de dente,
- Dor pós extração dentária,
- Gastrite,
- Úlcera gástrica e duodenal,
- Diarréia aguda,
- Constipação intestinal (intestino preso),
- Dor de cabeça,
- Enxaqueca,
- Paralisia facial,
- Sequelas de paralisia infantil,
- Paralisias consequentes a derrame cerebral,
- Neuropatias periféricas,
- Bexiga neurogênica,
- Enurese noturna,
- Tendinites,
- Dor ciática,
- Dor lombar,
- Outras dores.
Acupuntura na prática
Na Clínica Alecrim para Tratamento da Dor, são utilizadas formas modernas e eficientes de se entender e aplicar a acupuntura. Na prática, procura-se sempre conciliar o conhecimento da medicina com os avanços técnicos da acupuntura, com forte embasamento em resultados de pesquisas científicas, utilizando-se a sólida fundamentação da Neurociência.
Após mais de 20 anos de pesquisa médico-científica (mestrado e doutorado nesta área), além da prática clínica diária da técnica, a médica Jerusa Alecrim, referência internacional em acupuntura e neurociência, constatou que a acupuntura é um procedimento de resgate do funcionamento adequado do corpo humano absolutamente contemporâneo e inovador.
O tratamento é criteriosamente indicado de acordo com o diagnóstico e exame físico do paciente, de forma integrativa e multidisciplinar, ou seja, com aplicação de outros procedimentos, caso seja necessário. As pessoas que sofrem com os mais diversos tipos de dores, especialmente as dores de cabeça, têm indicação personalizada de tratamento.
A acupuntura médica contemporânea aplicada na Clínica Alecrim reúne conceitos filosóficos, evidências científicas, alta especialização profissional e aplicação de modernos conceitos da neurociência, buscando sempre proporcionar aos pacientes resultados mais significativos ao alívio do seu sofrimento. Veja depoimentos.