Estresse causa dor de cabeça e enxaqueca
A tensão do dia-a-dia ou estresse são as causas mais frequentes dos tipos de dor de cabeça classificadas como dores de cabeça primárias (por exemplo: enxaqueca e cefaleia tensional). Há uma série de outras causas da dor de cabeça e muitas vezes fica difícil determinar com exatidão qual o problema físico ou emocional que está gerando a dor. Por isso, é importante consultar um médico especialista para encontrar o tratamento mais adequado e eficaz para o seu tipo de cefaleia.
Causas mais comuns das dores de cabeça além do estresse
- Depressão ou angústias,
- Febre e infecções,
- Distúrbios visuais (glaucoma),
- Distúrbios hormonais (dismenorréia, síndrome pré-menstrual, menopausa, etc),
- Causas genéticas,
- Condições metereológicas (mudanças de temperatura),
- Altitudes elevadas,
- Odores fortes,
- Luminosidade intensa ou excessiva,
- Exercício físico,
- Alimentos e bebidas (nozes, chocolates, bebidas alcoólicas),
- Cafeína (em certos casos o café cura a dor de cabeça e enxaqueca e em outros ele a agrava),
- Uso excessivo de medicamentos analgésicos, que viciam e podem provocar as dores de cabeça quando o paciente deixa de usá-los, fazendo com que a dor de cabeça se transforme em um problema mais grave, ou seja, a dependência do uso do analgésico passa a ser a causa da dor de cabeça crônica do paciente.
Avaliação médica por especialista ajuda identificar a causa da dor de cabeça
Quando uma dor de cabeça é sintoma de um problema potencialmente grave, envolve dor violenta e súbita que piora com o tempo, muda de característica anterior, e a dor pode estar acompanhada de outros sintomas, como náuseas e vômitos, alterações na fala, alterações de personalidade, entre outros, podendo indicar um aneurisma ou, mais raramente, um tumor cerebral. Por isso, uma avaliação médica sempre é necessária a qualquer tratamento.
É recomendado que toda pessoa que sinta dor de cabeça mais de uma vez por mês procure um especialista. Durante o tratamento, muitas vezes os médicos reavaliam seus diagnósticos anteriores. Sendo assim, o seguimento do paciente por um médico durante o tratamento também se faz necessário. Todo tipo de cefaleia pode ser tratada e a maioria tem controle ou cura, explica a médica especialista em acupuntura com ênfase no tratamento da dor Jerusa Alecrim.
A Clínica Alecrim para o Tratamento da Dor é especializada no tratamento dos mais diversos tipos de dores, especialmente em acupuntura médica aplicada ao tratamento da enxaqueca e da cefaleia tensional, assunto em que a médica Jerusa Alecrim é referência internacional. Suas publicações já foram citadas em mais de 60 revistas científicas de todo o mundo (dado de outubro 2011).