A atividade física como grande aliada na menopausa e sua ação antienvelhecimento

Muitas mulheres me perguntaram nas últimas semanas qual #tratamento eu recomendo para vários #sintomasdamenopausa.

Queridas, não existe um #tratamentomilagroso. Nessa fase, precisamos usar vários recursos para nos sentirmos melhor e reduzirmos os danos físicos e emocionais que aparecem na maioria das #mulheres. Como eu já disse no post anterior, na menopausa ocorrem alterações importantes em algumas áreas do #cérebro, sobretudo em uma que se chama #hipotálamo. E, para regular essa área, podemos usar um recurso barato, altamente eficiente, praticamente sem efeitos adversos e que muita gente não gosta 😱, #atividadefisica. 😄🤗☺

Estamos ficando mais velhas e precisamos combater os malefícios do envelhecimento. 😟 Pesquisas científicas já consolidaram quais são as armas mais poderosas #antienvelhecimento (#antiaging): #exercíciosfísicos e #alimentacaosaudavel. ❤❤
Mas qual tipo de atividade? Qual a frequência para obtenção desses resultados?
Primeira “regra de ouro”: nós precisamos de mais de um tipo de atividade física se quisermos combater vários sintomas e malefícios das mudanças no corpo/mente que ocorrem na menopausa e no #envelhecimento. Vários estudos já demonstraram que para ganhar massa óssea e combater as famosas #osteopenia e #osteoporose, nós necessitamos, no mínimo, de exercícios físicos aeróbicos combinados com musculação, duas vezes na semana. Um detalhe importante: #Pilates não substitui a musculação. Os efeitos são diferentes.

Além disso, começamos a perder massa muscular já nos anos que antecedem a última menstruação. Essa perda fica mais acelerada depois da última menstruação (menopausa). Na medicina esse processo de perda muscular é chamado de #sarcopenia. Para combater isso, queridas, precisamos de MUSCULAÇÃO, no mínimo, duas vezes na semana. OK?

Agora vamos falar sobre #exercicioaerobico. O que são exercícios aeróbicos? São aqueles que fazem aumentar o fluxo de sangue nos músculos durante sua execução fortalecendo os sistemas cardiovascular e respiratório. Tipos de exercícios aeróbicos: #caminhada, #corrida, #bicicleta (#bike), #natação, #hidroginástica e todos aqueles exercícios que nos fazem respirar mais rápido, que nos fazem cansar. É o tipo de exercício mais eficaz para fazer mudanças positivas no #sistemanervoso, chamamos isso de #neuromodulação. Além disso, os exercícios aeróbicos diminuem a #inflamação no hipotálamo levando a um maior #controledepeso, #controleglicemico e assim combatendo a #obesidade, #sobrepeso, #dorcrônica.

Estudos já mostraram que precisamos de, no mínimo, cerca de 150 minutos de atividade física aeróbica por semana. Caso seja feito um treino que alterne ritmo forte com ritmo moderado (o famoso HIIT), esse tempo pode ser reduzido para 60 a 90 minutos na semana. Treino na forma de #hitt é muito mais eficiente no combate do acúmulo maléfico de #gorduraabdominal.

Agora, sem desculpas, vamos começar nosso tratamento altamente eficaz? #boratreinar #mulheradalinda!

Agende uma consulta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *