Menopausa – você não é a “maluca do pedaço”.

Meus queridos e queridas, resolvi falar sobre esse tema hoje e nas próximas semanas.

Sabe o porquê disso? Porque venho “sentindo na pele” o que é #viver essa fase da #vida. Também porque tenho percebido a carga de #sofrimento que recai sobre as #mulheres nesse período e o quanto somos incompreendidas por nós mesmas, pelos #médicos que nos cuidam e pelas pessoas que nos rodeiam, sobretudo filhos, marido e colegas de trabalho.

Afinal, ninguém consegue entender, nem nós mesmas, as mudanças extremas e incontroláveis de humor, a irritabilidade que chega subitamente, a #tristeza, #crisesdechoro e #depressão que toma conta das nossas vidas. E os esquecimentos? De tão usuais que ficam chegam a dar medo. E o #aumentodepeso sem que tenhamos sequer mudado nossas #rotinasalimentares nem de #atividadefisica? Para algumas, euzinha por exemplo, chega a virar #pesadelo, sobretudo porque a #gordura passa a se concentrar quase toda na região da #barriga e das #coxas. E as #doresdecabeça que começam a aparecer apenas nessa fase da vida? E as alterações do #sono? Um #drama.

 

Essa etapa acaba marcando muito a vida das #mulheres, #menopausa não é apenas “a última #menstruação”. Muitos sintomas podem começar cerca de 5 anos antes da interrupção da menstruação, a esse período chamamos de #climatério ou #prémenopausa. Vou enumerar alguns dos sintomas que costumam aparecer nessa fase: #cansaçoextremo, #dificuldade de concentração, #desorientação e #confusaomental, perdas urinárias aos esforços (ex. risadas ou #tosse), redução do #tônusmuscular, #securavaginal, secura e #coceiras na pele, sensação de “bichinhos” andando embaixo da #pele, #dormuscular, dor nas “juntas”, #tendinites (sobretudo síndrome do túnel do carpo), #alteraçãodosono e muitos outros. Pela minha própria experiência, acredito que as mulheres têm até vergonha de contar tudo o que sentem, pois pensam que essas sensações são coisas de #gentemaluca.

Não queridas, vocês não são as #malucasdopedaço. Tudo isso pode acontecer. As variações hormonais desse período interferem em todo o nosso organismo, sobretudo no #sistemanervoso central e periférico.

Na próxima semana, continuarei falando sobre esse tema. É um assunto muito vasto. O que você gostaria de saber sobre menopausa e climatério?

Um abraço,

Agende uma consulta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *