Vamos continuar nossa conversa sobre “menopausa”?

Pelas inúmeras curtidas e relatos na minha postagem anterior, percebi que o drama que vivi e ainda vivo um pouco parece ser parecido ao de muitas mulheres. Um turbilhão de sensações que chegam sorrateiramente muito antes das alterações menstruais e que em alguns momentos parecem tomar o comando das nossas vidas. Queridas, estamos todas no mesmo barco. Confesso que algumas vezes o meu barquinho parecia uma jangada prestes a se afundar. Acreditem!!! Ser médica não me salvou desse temporal. Agora, vamos lá. O que é essa tal de menopausa?

É a última menstruação. Ocorre em torno dos 50 anos, mas pode ocorrer entre os 40 e 60 anos. Na medicina, a menopausa é considerada uma fase. Um período de transição que pode durar muitos anos. Sem ponto de início ou fim bem determinado. Inicia-se quando os ovários começam a oscilar na síntese de hormônios configurando o começo do declínio da capacidade reprodutiva das mulheres. A menopausa pode ser dividida nos seguintes períodos: perimenopausa e permenopausa. Vou falar hoje da perimenopausa e, semana seguinte, da permenopausa.

O que é perimenopausa? Período de 3 a 4 anos que antecede a última menstruação. Detalhe: esse período pode ser de até 10 anos em algumas mulheres.😲

Apesar de causar um impacto negativo importante na vida das mulheres em decorrência de importantes alterações físicas e emocionais, essa fase ainda é pouco estudada.😲

Sintomas que aparecem nessa fase: #fadiga excessiva, #tonturas, #insônia, #doresdecabeça, #securavaginal, #dores durante as relações sexuais, #doresarticulares, #doresmusculares, #crisesdecalor seguidas por #suores noturnos e sensação de frio nas extremidades, #palpitações, #ansiedade, #depressão, #formigamento no corpo, #crisesderaiva 😖 ou choros sem nenhuma razão aparente. As oscilações de humor chegam a ser tão repentinas e importantes que se assemelham ao transtorno bipolar. A queda do interesse por sexo chega a ser enorme, #libidozero.

Nossa, quanta coisa, né? Não se sintam sozinhas. Estamos juntas nessa. Na próxima semana iremos avançar nessa trilha de conhecimento sobre menopausa e ao final virá a luz.

#dicasdrajerusaalecrim para superar com dignidade essa fase. Inté!!!

Agende uma consulta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *