Dor, queimação e formigamento em pessoas diabéticas

Sabe aquela sensação de dormência, queimação e/ou formigamento, coceira, fisgadas nas pernas, pés e/ou braços que pioram pela noite? Essa queimação nos pés lhe impede de usar sapatos? Esses sintomas podem ser consequentes a lesões no sistema nervoso periférico denominadas neuropatias periféricas. Cerca de 60% a 70% dos diabéticos apresentam algum grau de alteração do sistema nervoso. Pesquisas recentes demonstraram que pessoas com glicemia de jejum elevada também podem apresentar essas mesmas lesões nos nervos. Enfim, as neuropatias periféricas afetam 2 a 7% da população geral e cerca de 10% dos idosos. Reduzem consideravelmente a capacidade física e o convívio social das pessoas acometidas.

A maioria desses pacientes não consegue ter seu diagnóstico elucidado com rapidez. Quando diagnosticados e tratados, os medicamentos disponíveis apenas aliviam os sintomas, mas não resolvem o problema. Dentre eles estão a amitriptilina, a carbamazepina, a gabapentina e a pregabalina (Obs: Há inúmeros nomes comerciais para esses medicamentos). Alguns pacientes não toleram os efeitos adversos dessas drogas (sonolência, tonturas, tremores, fadiga, alteração de memória). Muitos preferem ficar sem tratamento. Com frequência ouvem de seus médicos que devem conviver com o problema, pois o mesmo não tem solução.

Os diabéticos também podem desenvolver alterações no sistema nervoso autonômico que se manifestam assim: sensação de estomago cheio e/ou “má-digestão”, diarreia ou constipação intestinal, urgência para urinar, impotência, sudoração intensa durante o sono entre outros sintomas.

Uma nova luz no tratamento das neuropatias nos diabéticos.

Recentemente surgiu uma luz no caminho dessas pessoas, os tratamentos de neuromodulação com estímulos elétricos. Estes estímulos promovem mudanças no sistema nervoso impulsionando-o a funcionar adequadamente. Pesquisas recentes têm demonstrado que a eletroneuromodulação periférica percutânea não somente alivia os sintomas dos pacientes com neuropatia periférica como também consegue reverter as lesões geradas pela diabetes no sistema nervoso. Na prática clínica tenho verificado isso. É muito gratificante acompanhar a melhora dessas pessoas após tantos anos de sofrimento!

Vamos agendar uma consulta? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo Whatsapp (19) 99516-8476.

Agende uma consulta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *